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sábado, 29 de junho de 2013

Atmosfera, clima e tempo

Atmosfera, clima e tempo (assuntos a serem trabalhados)
1) Composição e camadas da atmosfera;
2) Tempo e clima;
3) Elementos e fatores do clima;
4) Tipos climáticos do Brasil e do mundo;
5) A questão das mudanças climáticas;
6) As ilhas de calor; e
7) A inversão térmica.

Obs.: Assuntos podem adicionados durante o período das aulas.


terça-feira, 25 de junho de 2013

Educar em meio às manifestações: o desafio do professor




Foto Ilustrativa¹

Educar é ensinar a pensar. O que pensar nestes últimos dias em que conflitos eclodem em várias partes do Brasil e do mundo?
O trabalho do professor nunca foi fácil, lidar com o ser humano não é uma das tarefas mais fácies, porém pode ser uma das mais prazerosas, quando a uma base, uma infraestrutura para que sejam concretizadas as práticas desenvolvidas pelo docente, seja com materiais para o ensino ou até mesmo pelo apoio da sociedade ao redor.
Ensinar em meio há conflitos, torna-se algo mais complexo. Faço-me pensar, e imaginar sendo um transmissor do conhecimento, no caso um professor, na Primeira Guerra Mundial, ou na Segunda Guerra, e pensando nas possíveis perguntas dos alunos, sim, de alunos com 10, 12 anos que indagam por coisas simples de certa forma, mais com respostas nem sempre simples, como por que estão matando uns aos outros? Ou até mesmo por que existe a guerra?
Certa vez um grande pensador disse: "Ninguém educa ninguém, ninguém se educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo."²
A frase da Paulo Freire me soa estranho neste momento de reflexão, pois o que educar neste momento em que muitas vozes se tentam fazer ouvir. O que discernir a transmitir aos alunos, que chegam com discursos prontos, discursos estes transmitidos pela mídia como “o gigante acordou”, ou ainda com discurso pessimistas que dizem “pra que lutar não irá dar em nada”. Ora estas frases e tantas outras com a mesma carga de movimentação de massa são ouvidas na sala de aula. Contudo digo, que melhor é que digam, e saibam destas frases, do que não saibam de nada, pois “nenhum discurso” já havia e não resolveu, porque não tentar algo novo. E como o conhecimento vai se passando pelo mundo, em suas redes de informações, cabe a nós o ensinar a pensar o que está acontecendo. Mudanças, falsas mudanças, troca de poder ou de nomes, direitos perdidos e direitos conquistados, sim cabe a nós professores.


¹ Foto ilustrativa retirada de: http://www.nre.seed.pr.gov.br/curitiba/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=167
² FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 9 ed., Rio de Janeiro. Editora Paz e Terra. 1981, p.79


² FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 9 ed., Rio de Janeiro. Editora Paz e Terra. 1981, p.79

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Escalas espaciais do clima. Escalas temporais do clima. (Aula 2)

Escalas espaciais do clima
"A noção de escala em Climatologia implica uma ordem hierárquica das grandezas climáticas, tanto espaciais quanto temporais"
Para facilitar o entendimento do comportamento do clima, as escalas espaciais por ordem de grandeza são as seguintes: Macroclima, Mesoclima e Microclima.
O Macroclima abrange uma maior área, tanto horizontal, acima de 2000 km, tanto vertical, de 3 a 12 km. Sua representatividade em um espaço está em um hemisfério, um oceano, um continente, entre outros exemplos.
O Mesoclima abrange uma área inferior ao Macroclima, tanto horizontal, acima de 2000 km a 10 km, tanto vertical, de 12 km a 100m. Sua representatividade em um espaço está em uma montanha, uma cidade, uma região metropolitana, entre outros exemplos.

O Microclima abrange uma pequena área, tanto horizontal, acima de 10 km a alguns metros, tanto vertical, abaixo de 100m. Sua representatividade em um espaço está em um bosque, uma praça, uma casa, entre outros exemplos.

Escalas temporais do clima
Estas escalas fazem uma abordagem do clima no Planeta Terra desde a sua formação. São divididas em três escalas: escala geológica, escala histórica e escala contemporânea.
A escala geológica é aquela que estuda o clima no período em que o homem não estava no planeta, porém através de fósseis, sedimentos e outros indicadores, podemos saber como estava o clima em determinada região em certo período.
A escala histórica estuda o comportamento do clima no período de vários anos atrás até o último século, contudo já há registro de pessoas, com palavras ou desenhos.
A escala contemporânea estuda o período mais recente do clima. Com basa na Organização Meteorológica Mundial (OMM), os estudos são focados no últimos 30 anos.

Fonte:
MENDONÇA, Francisco; DANNI-OLIVEIRA, Inês Moresco. Climatologia: noções básicas e climas do Brasil. São Paulo: Editora Oficina de Textos, 2007.


sexta-feira, 21 de junho de 2013

Climatologia. De onde vem a Climatologia? (Aula 1)

O estudo de Climatologia é uma subdivisão da  Geografia Física, que é uma subdivisão da Geografia. A Geografia é uma ciência que faz parte do conjunto de ciências humanas e naturais ou também conhecido como ciências humanas e sociais. Incluem neste conjunto conjunto História, Ciências Sociais, entre outras ciências. (Observar figura 1).
Dentro da área de Geografia Física (Observar figura 2), encontramos a Geomorfologia, a Hidrografia, a Climatologia, a Biogeografia e a Pedologia.
Dentro da área de Geografia Humana (Observar figura 3), encontramos a Geografia Rural, a Geografia Urbana, a Geografia Humana e Cultural, a Geografia da Mobilidade, a Geografia Econômica, entre outras subdivisões.
Deve-se lembrar que está divisão serve para auxiliar nos estudos, especificando certa aprendizagem, contudo a compreensão da Geografia ocorre no conhecimento conjunto, pois estas subdivisões se interligam.
A Climatologia é o estudo do clima, por meio dos seus elemento e fenômenos ocorridos na atmosfera terrestre.
Segundo J. O. Ayoade, com o conceito ligado a OMM (Organização Meteorológica Mundial), o clima é " a síntese do tempo num determinado lugar durante um período de 30-35 anos".
 Figura 1
 Figura 2
Figura 3
Fonte:
MENDONÇA, Francisco; DANNI-OLIVEIRA,  Inês Moresco. Climatologia: noções básicas e climas do Brasil. São Paulo: Editora Oficina de Textos, 2007.

terça-feira, 18 de junho de 2013

Geografia. O que é Geografia?

A Geografia como ciência se iniciou no século XIX na Europa, em um momento que várias ciências surgiam.
A Geografia é o estudo do espaço social. As relações sociais que acontecem no espaço são dignas de análise do olhar geográfico. Lugares, território, fronteiras, rios, mapas, clima, entre outras palavras são comuns em aulas e debates de Geografia.

Fonte: As fontes são várias, que nesses mais de três anos têm contribuído para o pensar geográfico. Entre as fontes estão M. Santos, Lobato Corrêa.

domingo, 16 de junho de 2013

Solstício de 21 de junho

Dia 21 de junho ocorre o solstício. Mas o que é um solstício?
O solstício ocorre quando os raios solares incidem com intensidade máxima sobre um dos hemisférios terrestre e com intensidade mínima sobre o outro hemisfério.Eles ocorrem nos dias 21 de junho e 21 de dezembro e assinalam a chegada do verão e do inverno.
O solstício de 21 de junho é o início do verão no hemisfério Norte. Os raios solares incidem deretamente sobre o trópico de Cancêr. É o dia mais longo e a noite mais curta do ano nesse hemisfério. No hemisfério Sul, é o início do inverno. Os raios solares atingemcom menor intensidade o trópico de Capricórnio. é o dia mais curto e a noite mais longo do ano nesse hemisfério.

Foto Wikipédia

Guarapari - um passeio agradavél!

No dia 21 de Maio, os alunos da minha turma de Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo, foram em uma aula de campo da matéria de Geologia Geral em Guarapari, ES. Além do aprendizado, tivemos a oportunidade de conhecer a bela cidade de Guarapari, que é um bom passeio para um fim de semana.
Abaixo vem um informativo sobre o município, contando um pouco do que há por lá!!!
Esse é uma mapa ilustrativo da cidade de Gurapari.


Este é um informativo sobre a cidade.