Foto Ilustrativa¹
Educar é ensinar a pensar. O que
pensar nestes últimos dias em que conflitos eclodem em várias partes do Brasil
e do mundo?
O trabalho do professor nunca foi
fácil, lidar com o ser humano não é uma das tarefas mais fácies, porém pode ser
uma das mais prazerosas, quando a uma base, uma infraestrutura para que sejam
concretizadas as práticas desenvolvidas pelo docente, seja com materiais para o
ensino ou até mesmo pelo apoio da sociedade ao redor.
Ensinar em meio há conflitos,
torna-se algo mais complexo. Faço-me pensar, e imaginar sendo um transmissor do
conhecimento, no caso um professor, na Primeira Guerra Mundial, ou na Segunda
Guerra, e pensando nas possíveis perguntas dos alunos, sim, de alunos com 10,
12 anos que indagam por coisas simples de certa forma, mais com respostas nem
sempre simples, como por que estão matando uns aos outros? Ou até mesmo por que
existe a guerra?
Certa vez um grande pensador
disse: "Ninguém educa ninguém, ninguém se educa
a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo."²
A frase da Paulo Freire me soa
estranho neste momento de reflexão, pois o que educar neste momento em que
muitas vozes se tentam fazer ouvir. O que discernir a transmitir aos alunos,
que chegam com discursos prontos, discursos estes transmitidos pela mídia como
“o gigante acordou”, ou ainda com discurso pessimistas que dizem “pra que lutar
não irá dar em nada”. Ora estas frases e tantas outras com a mesma carga de
movimentação de massa são ouvidas na sala de aula. Contudo digo, que melhor é
que digam, e saibam destas frases, do que não saibam de nada, pois “nenhum
discurso” já havia e não resolveu, porque não tentar algo novo. E como o
conhecimento vai se passando pelo mundo, em suas redes de informações, cabe a
nós o ensinar a pensar o que está acontecendo. Mudanças, falsas mudanças, troca
de poder ou de nomes, direitos perdidos e direitos conquistados, sim cabe a nós
professores.
¹ Foto ilustrativa retirada de: http://www.nre.seed.pr.gov.br/curitiba/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=167
² FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 9 ed., Rio de Janeiro. Editora Paz e Terra. 1981, p.79
² FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 9 ed.,
Rio de Janeiro. Editora Paz e Terra. 1981, p.79
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