Translate

terça-feira, 25 de junho de 2013

Educar em meio às manifestações: o desafio do professor




Foto Ilustrativa¹

Educar é ensinar a pensar. O que pensar nestes últimos dias em que conflitos eclodem em várias partes do Brasil e do mundo?
O trabalho do professor nunca foi fácil, lidar com o ser humano não é uma das tarefas mais fácies, porém pode ser uma das mais prazerosas, quando a uma base, uma infraestrutura para que sejam concretizadas as práticas desenvolvidas pelo docente, seja com materiais para o ensino ou até mesmo pelo apoio da sociedade ao redor.
Ensinar em meio há conflitos, torna-se algo mais complexo. Faço-me pensar, e imaginar sendo um transmissor do conhecimento, no caso um professor, na Primeira Guerra Mundial, ou na Segunda Guerra, e pensando nas possíveis perguntas dos alunos, sim, de alunos com 10, 12 anos que indagam por coisas simples de certa forma, mais com respostas nem sempre simples, como por que estão matando uns aos outros? Ou até mesmo por que existe a guerra?
Certa vez um grande pensador disse: "Ninguém educa ninguém, ninguém se educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo."²
A frase da Paulo Freire me soa estranho neste momento de reflexão, pois o que educar neste momento em que muitas vozes se tentam fazer ouvir. O que discernir a transmitir aos alunos, que chegam com discursos prontos, discursos estes transmitidos pela mídia como “o gigante acordou”, ou ainda com discurso pessimistas que dizem “pra que lutar não irá dar em nada”. Ora estas frases e tantas outras com a mesma carga de movimentação de massa são ouvidas na sala de aula. Contudo digo, que melhor é que digam, e saibam destas frases, do que não saibam de nada, pois “nenhum discurso” já havia e não resolveu, porque não tentar algo novo. E como o conhecimento vai se passando pelo mundo, em suas redes de informações, cabe a nós o ensinar a pensar o que está acontecendo. Mudanças, falsas mudanças, troca de poder ou de nomes, direitos perdidos e direitos conquistados, sim cabe a nós professores.


¹ Foto ilustrativa retirada de: http://www.nre.seed.pr.gov.br/curitiba/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=167
² FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 9 ed., Rio de Janeiro. Editora Paz e Terra. 1981, p.79


² FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 9 ed., Rio de Janeiro. Editora Paz e Terra. 1981, p.79

Nenhum comentário:

Postar um comentário