Translate

domingo, 16 de junho de 2013

Desertos

Todos já ouviram provalvelmente falar em desertos, que são áreas secas, ou seja, de pouco umidade. Existem desertos quentes, como o do Saara, na África; e frios, como o do Atacama, na América do Sul. Mas o que é mais interessante e que poucos sabem é que a maioria dos desertos estão por volta de 30° de latitude, tanto para Sul, como Norte. Mas por que isso, será que tem alguma explicação!?


Sim, há uma explicação, os fatores que influenciam a umidade do ar são radiação solar, velocidade dos ventos e temperaturas, mas o principal fator de os desertos estarem nessa latitude e o comportamento da circulação do ar na atmosfera que é divergente a 0° de latitude, ou seja na linha do Equador; e convergente a 30° de latitude, tanto para Sul como para Norte.

Com isso os ventos nas áreas de convergência tem dificuldade de trazer umidade do seu seu local de origem. Exemplo de desertos a 30° de latitude, Atacama(Am. do Sul), do México, do Colorado( EUA), Saara (África), da Austrália, entre outros.

Fonte:
Climatologia: noções básicas e climas do Brasil, Francisco Mendoça e Inês Moresco Danni-Oliveira, editora oficina de textos



Nenhum comentário:

Postar um comentário