Translate

domingo, 16 de junho de 2013

Oceano Pacífico, será?

O Oceano Pacífico tem esse nome por causa de uma expedição em 1520 de Fernão de Magalhães, como os marinheiros encontraram um bom tempo enquanto atravessavam este Oceano, deram-lhe o nome de Pacífico. (fonte:http://www.horta.uac.pt/ct/forum/questoes/faq/oceanos/nomesoceanos.html).
Mais será que esse Oceano é Pacífico mesmo?

    


     
Fig. 1                                      Fig. 2

  Nestas duas imagens é possível ver as placas tectônicas que são partes da litosfera, uma camada que abrange a crosta terrestre e uma parte do manto superior da Terra, elas se movimentam, pois estão em cima de uma camada do manto superior terrestre chamada de Astenosfera, essa camada é plástica, e devido ao calor que vem do núcleo da Terra, ocorrer movimentos convergentes nessa camada, o que movimenta as placas tectônicas.


  A palca tectônica do Pacífico é uma placa oceânica e tem cerca de 70 milhões de quilômetros quadrados, é a maior placa tectônica. Nessa placa são encontrados os três tipos de limites de placas tectônicas: divergente, convergente e transfomante, e nesses limites ocorrem abalos sísmicos, que formam terremotos e maremotos, ou seja o Oceano Pacífico é palco de vários desastre naturais e palco de mares agitados em vários momentos. Mas com tudo isso o nome do Oceano é ainda sugestivo, pois em várias ilhas do Oceano Pacífico, o "clima de tranquilidade e paz" reina, tendo belos roteiros de turísticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário